Participação das mulheres valoriza a cidadania ativa
Publicado em 07 de Março, 2016

A deputada do PSD/Açores, Judite Parreira, considera que a participação das “mulheres valoriza a cidadania ativa. Isso acontece com o papel interventivo que têm na sociedade local, desempenhado nas direções de coletividades anteriormente totalmente dominadas pelo homem”, referiu, na véspera de se comemorar “mais um Dia Internacional da Mulher”.

A social-democrata falava após reunir com um grupo de mulheres representantes de direções das várias instituições e coletividades da vila das Lajes, “nomeadamente das Sociedades, no Espírito Santo e até no clube Juventude Lajense”, naquele que foi o primeiro de uma série de encontros que a deputada vai realizar com mulheres das freguesias da Terceira, num projeto intitulado “Política com elas”, que pretende “sensibilizar as mulheres para a importância do exercício da cidadania ativa”, explicou.

A primeira reunião abordou “a importância de uma maior participação da mulher, também na vida política, usando a igualdade de oportunidades e dos direitos conquistados. Num interessante debate, foi possível compreender a visão destas mulheres sobre a situação politica atual que se vive na região, no pais e no mundo”, disse Judite Parreira.

A deputada realçou também “os constrangimentos que foram apontados, como a falta de formação política nas escolas, a desmotivação gerada pelo mau exemplo dos governos, ou o descrédito público em políticos e em políticas levadas a cabo por vários governos. Que se tornam razões para uma fraca participação feminina, quer na política ativa, quer mesmo nos atos eleitorais”, alertou.

Do encontro resultou “um apelo público à união na luta contra a abstenção, tendo sido traçadas estratégias de combate a esta preocupante situação. Esperamos que estas reuniões nos possam fazer chegar a mais resultados”, concluiu.