Ministro da Agricultura sem respostas para crise do setor leiteiro
Publicado em 03 de Março, 2016

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, criticou a falta de respostas do Ministro da Agricultura à dramática situação dos Açores no setor do leite.

O social-democrata questionou Capoulas Santos sobre o Orçamento do Estado para 2016, nomeadamente “as possibilidades de aumentar as ajudas do Estado, como uma garantia para apoiar os produtores dos Açores. O ministro simplesmente fugiu à questão e não respondeu”, afirma.

Para António Ventura, o titular da pasta da Agricultura “foi uma perfeita desilusão para os produtores, sendo uma perfeita contradição o que disse na campanha eleitoral, desde logo no âmbito do POSEI e do aumento de verbas, e o que agora está a fazer”.

“De voz de leão em campanha eleitoral, passou a voz de gatinho enquanto governante”, criticou o deputado do PSD/Açores, lembrando que, “juntamente com o agora presidente do grupo parlamentar do PS, Capoulas Santos prometeu apoiar os produtores de leite açorianos”.

“Ora, o Ministro da Agricultura esteve há poucos dias nos Açores e, numa região que detém sensivelmente metade dos produtores de leite de Portugal e produz mais de 30% do leite nacional, a única novidade que apresentou, pasme-se, foi a de anunciar que irá levar consigo o Secretário da Agricultura Regional às reuniões em Bruxelas”.

António Ventura expressou ao Governo da República que “o preço do litro de leite voltou a descer a partir de ontem, em dois cêntimos, na ilha Terceira e, mais grave que isso, os produtores vão ter de reduzir a sua produção em 5%. Tem de haver uma intervenção urgente”, concluiu.