Duarte Freitas quer dar oportunidades aos jovens dos Açores
Publicado em 01 de Março, 2016

O presidente do PSD/Açores afirmou, no Canadá, que quer “propor aos açorianos uma via melhor para o desenvolvimento”. Falando para dezenas de açorianos num jantar promovido em sua honra pela Associação Cultural “Amigos do Pico”, Duarte Freitas acrescentou que quer “fazer dos Açores uma terra de oportunidades”.

“Sou candidato a Presidente do Governo porque quero fazer dos Açores uma terra de oportunidades, que seja capaz de dar esperança aos nossos jovens”, explicou o dirigente social-democrata. “O que mais precisamos é de criar novas oportunidades de emprego para a juventude açoriana”, disse.

Para Duarte Freitas, o governo “tem que definir a estratégia de desenvolvimento regional” mas também “deve dar espaço para que a sociedade açoriana se consiga afirmar”. “Não podemos ficar sempre à espera que seja o governo a fazer tudo”, prosseguiu, porque “os Açores só se constroem pela mão dos açorianos”.

A homenagem dos “Amigos do Pico” ao presidente do PSD/Açores encerrou o programa oficial da visita de Duarte Freitas à comunidade açoriana de Vancouver, na província de British Columbia. Esta associação cultural, presidida por Eduíno Raposo, foi fundada em 1993 e conta cerca de 120 sócios originários de diferentes ilhas açorianas, assegurando o funcionamento da Escola Portuguesa da Santíssima Trindade.

Já antes deste encontro com os açorianos radicados na costa canadiana do oceano Pacífico, Duarte Freitas manifestara a sua vontade de regressar a Vancouver, como Presidente do Governo, porque “esta comunidade fica muitas vezes esquecida pelos responsáveis políticos dos Açores”.

Na entrevista que concedeu ao programa “Portugal no Coração”, de Álvaro Mendes, transmitida pela rádio multicultura CHMB, o candidato a Presidente do Governo dos Açores afirmou-se determinado a prosseguir um contato pessoal e direto com a diáspora açoriana para “conhecer melhor os seus problemas” e para “corresponder melhor aos seus anseios”.

“Quero que haja mais razões para regressar do que razões para emigrar”, declarou Duarte Freitas, reafirmando assim o seu compromisso: “Quero contribuir para que as nossas ilhas passem a ser um espaço de esperança e de realização pessoal, para que não seja preciso sentir necessidade de sair da ilha para viver melhor”.

Prosseguindo a vontade expressa de conhecer e enaltecer diferentes casos de sucesso da emigração açoriana, Duarte Freitas encontrou-se domingo, em Vancouver, com o jovem luso-descendente que conquistou o título nacional de 2015 do concurso televisivo “Master Chef do Canadá”. David Jorge é filho do emigrante picoense Filomeno Jorge, que fundou há 40 anos a companhia prestadora de serviços de construção civil “Avante Concret” e foi um dos principais impulsionadores da associação cultural “Amigos do Pico”.

O líder social-democrata partiu segunda-feira da província canadiana de British Columbia, onde residem cerca de 35 mil portugueses, para o estado norte-americano da Califórnia, que conta mais de 350 mil emigrantes das ilhas açorianas e do continente português. Acompanhado pelo deputado regional José Andrade, Duarte Freitas começará por visitar a comunidade açorina que se encontra radicada na cidade de San Diego.