Duarte Freitas aposta em parcerias tecnológicas com Silicon Valley
Publicado em 05 de Março, 2016

O presidente do PSD/Açores desenvolveu, na Califórnia, diversos contatos com gestores açorianos ligados às indústrias das novas tecnologias de Silicon Valley. Duarte Freitas sensibilizou responsáveis de companhias tecnológicas sedeadas nas cidades de Santa Clara, San José e São Francisco para desenvolverem projetos de investimento na Região Autónoma dos Açores.

Para o candidato a Presidente do Governo dos Açores, “a aposta estratégica nas indústrias emergentes das novas tecnologias poderá dar um contributo importante na criação de novas oportunidades de emprego para as novas gerações açorianas”.

Neste tempo de globalização em que vivemos, prosseguiu Duarte Freitas, “as novas tecnologias vencem as distâncias geográficas e o mar já não serve de desculpa”. “O trabalho à distância abre novos horizontes e devemos potenciar a posição geoestratégica das nossas ilhas para afirmarmos os Açores também neste setor”, concluiu.

O líder social-democrata açoriano defendeu um melhor aproveitamento dos fundos comunitários destinados a parcerias internacionais, designadamente, para o desenvolvimento de possíveis projetos comuns entre os Açores e a Califórnia no âmbito das novas tecnologias.

Reforçar a formação nas áreas emergentes, intensificar as parcerias empresariais e desenvolver o “networking” são objetivos estratégicos que Duarte Freitas se propõe concretizar, “quando for Presidente do Governo dos Açores”, preferencialmente com o “berço global das novas tecnologias” que é a área de Silicon Valley no Estado da Califórnia.

O presidente do PSD/Açores promoveu ontem, na cidade de Santa Clara, um encontro com gestores de ascendência açoriana que exercem responsabilidades dirigentes em diferentes companhias tecnológicas de Silicon Valley, no qual participaram, entre outros, o vice-presidente para o marketing da “Jive Software”, Roberto Lino, e a diretora internacional da “Cisco Systems”, Anne Lino, ambos naturais da ilha do Pico.

As novas tecnologias dominaram também o encontro que Duarte Freitas manteve, no mesmo dia, com o Cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Nuno Matias. O responsável pela maior área consular dos Estados Unidos da América apadrinhou a recente criação local da Associação de Jovens Empresários Portugueses “West to West” e manifestou-se “disponível para ajudar a promover os Açores como destino de negócios na Califórnia”.

Duarte Freitas aproveitou ainda o seu primeiro dia de visita às comunidades radicadas na baía de São Francisco para se encontrar com outros açorianos de sucesso no mundo dos negócios, como Ângelo Garcia. Este engenheiro natural da ilha do Pico é o presidente executivo da Lucas Foundation, a poderosa holding que gere o património global do produtor de cinema norte-americano George Lucas, a partir da sua sede instalada no emblemático “Skywalker Ranch”.