Comunicado da comissão política concelhia da Ribeira Grande – 27 de março de 2016

A Esquadra da PSP da Ribeira Grande e os comunicados do PS

“A mentira tem perna curta”

Numa ânsia de protagonismo e de justificação dos lugares que ocupam, os responsáveis do PS da Ribeira Grande decidiram voltar à postura do confronto básico, desproporcionado e vazio de conteúdo que mais parece uma gritaria própria de quem, saudoso de outros tempos, entende que deve colocar os interesses pessoais e partidários acima dos interesses da Ribeira Grande e da sua população.

Desta vez, o tema é a construção da nova Esquadra da PSP da Ribeira Grande e o discurso tem tanto de mentira como de demagogia barata, ainda por cima, mal feita.

Mas vamos aos factos. Na realidade, este processo teve o seu início em 1995 aquando da visita de um Ministro da tutela a S. Miguel, tendo a Câmara Municipal na altura colocado esta preocupação e tendo-se comprometido, se bem que verbalmente, em assumir a aquisição do terreno e a oferecer o respetivo projeto, possuindo para o efeito em 1996 um projeto elaborado por um Arquiteto da Câmara Municipal.

Se tivessem tido a preocupação de estar bem informados, os dirigentes do PS da Ribeira Grande, já que não se lembram, podiam ter consultado a ata da reunião da Assembleia Municipal do dia 30 de abril de 2015 e verificado as informações prestadas pelo senhor Presidente da Assembleia, dando cumprimento a uma deliberação decorrente de uma proposta apresentada pelo próprio PS e aprovada por unanimidade, através da qual o senhor Presidente da Assembleia foi incumbido de diligenciar junto do Ministério da Administração Interna esclarecimentos sobre a sempre adiada empreitada de construção da Esquadra da Polícia da Segurança Pública da Cidade da Ribeira Grande.

De acordo com aquelas informações, o processo foi retomado em 2006 na sequência de mais uma decisão negativa por parte da Direção Nacional da PSP, tendo sido aprovado em Assembleia Municipal um voto de protesto, ao mesmo tempo que o executivo foi exortado a continuar com as diligências necessárias para a consumação deste projeto.

Entre 2006 e 2012, a Câmara Municipal de então disponibilizou o espaço da antiga esquadra e mandou realizar um novo projeto de arquitetura para a nova esquadra, tendo chegado mesmo a celebrar um protocolo com o Governo da República para a construção da mesma e respetivo concurso público. Mas o processo caiu por terra uma vez que, de acordo com o clausulado do protocolo que a Câmara socialista assinou, o mesmo previa que o município pagasse primeiro o custo das obras e fosse posteriormente reembolsado pelo Governo da República, o que não foi possível concretizar nem a Câmara socialista conseguiu contornar tendo abandonado o projeto.

A atual Câmara Municipal, liderada por Alexandre Gaudêncio, quando entrou em funções retomou o tema, tendo havido entendimento com o anterior Governo da República, liderado por Passos Coelho, no sentido de dar seguimento à construção da nova Esquadra. Pelo lado da autarquia, manteve-se o compromisso de adaptar o projeto anteriormente realizado, por forma a cumprir todos os requisitos técnicos e financeiros impostos quer pela PSP, quer pelo MAI, o qual reconheceu a existência de condições para a assinatura do protocolo entre esta entidade e a autarquia ribeiragrandense.

Por muito que doa ao PS da Ribeira Grande é nosso dever dizer aos ribeiragrandenses que o Governo de António Costa, apoiado pelas esquerdas radicais e por socialistas da Ribeira Grande estranhamente amnésicos, não vai honrar a palavra do anterior governo para com o nosso Concelho e tomou a posição de não avançar com o protocolo para a construção da nova Esquadra da PSP, na cidade da Ribeira Grande.

Para além da necessidade de uma nova esquadra, o PSD da Ribeira Grande manifesta também a sua preocupação pela falta de efetivos nas Esquadras do Concelho da Ribeira Grande, o que limita em muito a ação das autoridades.

O PSD da Ribeira Grande não se perde em jogadas políticas de cariz palaciano nem na luta por lugares nas listas de deputados para quem parece querer fazer carreira política sem nunca ter conhecido outra atividade na vida. Para o PSD e para esta Câmara Municipal, a Ribeira Grande vem em primeiro lugar e por isso continuaremos, a todos os níveis e com todos os que estiverem interessados, a desenvolver esforços para que estes projetos se concretizem, em prol da segurança e do bem-estar dos ribeiragrandenses e dos agentes da Polícia, esperando que outros também se juntem a esta causa.