Açorianos da Califórnia homenageiam Duarte Freitas
Publicado em 07 de Março, 2016

Três congressistas federais dos Estados Unidos da América e dezenas de líderes comunitários da diáspora açoriana do Estado da Califórnia reuniram-se sábado, no Vale de San Joaquin, para homenagear o candidato do PSD a Presidente do Governo dos Açores, Duarte Freitas.

O líder do PSD/Açores foi o convidado de honra do jantar promovido pelo maior empresário açoriano na Califórnia, Manuel Eduardo Vieira, que reuniu cerca de uma centena de personalidades, incluindo os três congressistas norte-americanos de ascendência açoriana Devin Nunes, Jim Costa e David Valadão.

O cônsul geral de Portugal em São Francisco, Nuno Matias, o cônsul honorário de Tulare, Diniz Borges, e o presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Vasco Rato, participaram também neste evento que encerrou o programa oficial da visita de cinco dias de Duarte Freitas às comunidades açorianas da costa oeste dos Estados Unidos da América.

No mesmo dia, o candidato social-democrata à presidência do Governo dos Açores já tinha sido homenageado com um almoço em sua honra, organizado pela empresária açoriana Maria Hortência Vieira, que reuniu em Turlock meia centena de dirigentes comunitários do Vale de San Joaquin.

O novo Mayor da cidade de Turlock, Gary Soiseth, neto de açorianos da Terceira e do Pico, foi um dos participantes neste almoço formal que mereceu igualmente as presenças da Deputada Cristine Olsen, em representação da Assembleia Legislativa do Estado da Califórnia, e do presidente da federação estadual da Agricultura, Bill Matos, entre outras entidades representativas.

Nas duas homenagens que lhe foram prestadas pela comunidade açoriana radicada na Califórnia, Duarte Freitas manifestou a vontade de contribuir pessoalmente para “fazer dos Açores uma terra melhor para os nossos filhos e netos”. “Quero ser Presidente do Governo para devolver a esperança aos açorianos”, explicou, “a esperança num futuro que eles precisam e merecem que seja melhor”.

“Comigo como Presidente do Governo, os açorianos podem contar com uma política de proximidade e de unidade entre todas as ilhas e com a nossa diáspora”, afirmou ainda Duarte Freitas, para concluir: “Quero que todos os açorianos, onde quer que se encontrem, tenham muito orgulho dos Açores”.

Manuel Eduardo Vieira e Maria Hortência Silveira, os dois Comendadores picoenses que distinguiram o líder do PSD/Açores, são dos portugueses mais influentes do Estado da Califórnia. O primeiro é considerado o maior produtor biológico de batata-doce do mundo, produzindo mais de 75 mil toneladas por ano para os EUA, Canadá e México. A segunda é vice-presidente da Foster Farms, a maior companhia norte-americana de aviários, com mais de doze mil trabalhadores em 14 fábricas distribuídas por diferentes Estados.

Para além destas duas homenagens, a deslocação de Duarte Freitas ao Vale de San Joaquin incluiu ainda uma visita à Casa dos Açores da Califórnia, sedeada na cidade maioritariamente açoriana de Hilmar, onde conviveu com dezenas de emigrantes de diversas ilhas. Esta instituição fundada em 1977 e presidida pelo jovem luso-americano Horácio Silva conta com mais de 400 sócios que dinamizam um clube desportivo, dois grupos folclóricos e uma escola de violas.

O líder do PSD/Açores foi também entrevistado pela comunicação social de língua portuguesa, designadamente, a estação KLBS de Los Banos, do jorgense Batista Vieira, e a Rádio Lusalândia, do terceirense Euclides Álvares. Duarte Freitas reconheceu constatar “muitas queixas dos nossos emigrantes em relação à SATA” e defendeu que a companhia aérea “tem a obrigação de prestar um bom serviço a todos os açorianos, onde quer que estejam”. “Comigo como Presidente do Governo, vamos ter um plano estratégico para a SATA, com contratos plurianuais que garantam a prestação de um serviço melhor”, disse.

Duarte Freitas concluiu assim uma semana de contatos políticos com a diáspora açoriana da costa norte-americana do oceano Pacífico, desde a cidade de Vancouver, na província canadiana de British Columbia, até ao Estado da Califórnia, incluindo a cidade de San Diego, a área metropolitana da baía de São Francisco e o Vale de San Joaquin, acompanhado pelo deputado regional José Andrade.