Governo dos Açores “não tem estratégia” para o Mar
Publicado em 19 de Fevereiro, 2016

O PSD/Açores acusou o Governo Regional de “não ter uma estratégia para o mar”, frisando que “o plano de ação da Região não está atrasado uns meses, como diz o secretário regional do Mar, está atrasado uns anos”.

“É lamentável que os Açores tenham ficado para trás a esse nível”, afirmou o deputado Luís Garcia.

O social-democrata falava durante o debate em torno da criação de uma comissão para definir mecanismos de operacionalização dos Direitos da Região sobre as Zonas Marítimas Portuguesas, na qual lembrou que “a estratégia nacional para o mar foi aprovada em novembro de 2013, e desde então ficou sempre em falta o plano de ação com a estratégia dos Açores para o Mar, que o Governo Regional ficou de fazer e nunca o fez, ao contrário do que fez a Madeira, por exemplo”.

Luís Garcia referiu que “foi o Governo Regional a afirmar não poder abdicar da sua posição na estratégia nacional para o mar, dizendo mesmo que essa era uma reivindicação sua. E foi o mesmo Governo Regional que deixou uma página em branco sobre os Açores, que dura até hoje, no site oficial da Direção Geral da Política do Mar”.

“Estão lá os documentos relativos ao Continente e à Madeira, não estão os dos Açores. Não se compreende”, disse o deputado do PSD/Açores, alertando que “se qualquer investidor consultar aquele site, para conhecer as orientações açorianas, fica a saber zero”, avançou.

“Façam o vosso trabalho, já era um ponto de partida”, disse Luís Garcia, dirigindo-se ao Governo Regional.