Governo do PSD/Açores vai reduzir cargos de nomeação política

O presidente do PSD/Açores garantiu que um futuro governo regional social-democrata vai extinguir “mais de cem cargos de nomeação política”, independentemente dos resultados das conversações com os restantes partidos sobre a reforma do sistema político.

“Independentemente da conclusão a que chegar esse diálogo [com os outros partidos], comigo como presidente do governo regional vamos diminuir em mais de cem os cargos políticos e de nomeação política”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com a direção da Associação Cívica dos Açores.

O líder social-democrata açoriano referiu igualmente que outra das propostas defendidas pelo partido para a reforma do sistema político autonómico é a “diminuição forte do número de deputados”.

Duarte Freitas destacou ainda que o PSD/Açores propõe que a reforma do sistema autonómico passe também por uma “maior participação da sociedade civil”, através da criação de um Conselho Económico e Social “livre da tutela do governo regional”, e por uma “maior transparência no âmbito do Serviço Regional de Estatística”.

O presidente do PSD/Açores lembrou que o partido já tem “trabalho de casa feito” em matéria de reforma do sistema político e mostrou-se satisfeito com o facto de outros partidos se juntarem ao trabalho iniciado pelos social-democratas açorianos.

O líder social-democrata recordou que o PSD/Açores trabalha na reforma do sistema político autonómico há três anos, com a criação de um grupo de trabalho para o efeito, coordenado pelo professor universitário Carlos Amaral, e que produziu um livro, que já vai na segunda edição, com diversas propostas de cidadãos açorianos “de todas as gerações e de todos os quadrantes políticos”.

Duarte Freitas reafirmou ainda a sua “total abertura” para que seja alcançado um consenso entre todos os partidos acerca da reforma do sistema político nos Açores.