Duarte Freitas recebe novo presidente do PSD de Montreal
Publicado em 12 de Fevereiro, 2016

O líder do PSD/Açores recebeu, em Ponta Delgada, o presidente do núcleo social-democrata da comunidade açoriana da província canadiana do Québec.

A situação atual dos açorianos no Canadá foi o tema central deste primeiro encontro que Duarte Freitas e Duarte Miranda realizaram depois da criação do Núcleo do PSD/Açores em Montreal.

O dirigente açoriano e o responsável comunitário aproveitaram ainda a oportunidade para uma troca de impressões sobre a atual situação política em Portugal e, especialmente, nos Açores. Os dois políticos formularam o desejo de “um maior envolvimento da diáspora açoriana na nova fase da Região Autónoma dos Açores que se inicia com as eleições legislativas regionais” previstas para o próximo mês de outubro.

O primeiro Núcleo do PSD/Açores da Província do Québec, no Canadá, foi constituído em Montreal no final do mês de novembro. A formalização dos novos militantes foi presidida por Duarte Freitas durante a sua visita oficial às comunidades açorianas da América do Norte.

O candidato social-democrata a Presidente do Governo Regional considerou que a implantação formal do PSD/Açores em Montreal surge na sequência do processo de crescimento que tem desenvolvido em todas as ilhas. “Depois de abrirmos sedes nos 19 concelhos açorianos e de sermos a estrutura partidária que registou o maior número de novas adesões em todo o país durante o ano passado, crescemos agora para a nossa diáspora”, disse.

Para Duarte Freitas, a inscrição de dezenas de personalidades açorianas radicadas na província do Québec como novos militantes do PSD/Açores “representa uma prova de confiança e um capital de esperança no trabalho que estamos a realizar ao serviço da nossa Região”.

Duarte Miranda, por sua vez, confirmou que desde então tem vindo a registar “muitas novas adesões” ao projeto social-democrata junto dos açorianos residentes na área metropolitana de Montreal.

O primeiro presidente do novo Núcleo de Montreal do PSD/Açores, Duarte Miranda, nasceu em S. Miguel e emigrou para o Quebéc há meio século. Chegou a ser o vice-presidente do “Royal Bank of Canadá” para o Comércio Mundial e foi distinguido pela República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem de Mérito.

O candidato do PSD a Presidente do Governo dos Açores recebeu o dirigente comunitário e sua esposa Fátima Miranda acompanhado pelo deputado regional José Andrade.