Duarte Freitas quer mais proximidade com os açorianos

O presidente do PSD/Açores comprometeu-se a desenvolver um trabalho de proximidade com a diáspora açoriana. Duarte Freitas falava perante cerca de duas centenas de emigrantes reunidos na Fundação Sénior Portuguesa de Vancouver, durante a sua visita oficial às comunidades radicadas na costa oeste do Canadá.

“A política tem que se feita com proximidade e esta é a única promessa que faço para o trabalho que espero desenvolver nos próximos anos como Presidente do Governo: estar sempre próximo dos açorianos, tanto nas nossas ilhas como na nossa diáspora”, afirmou o líder social-democrata na sua primeira deslocação à província da Columbia Britânica.

Para Duarte Freiras, “a política tem que ser feita com proximidade”, procurando “conhecer os problemas e corresponder aos anseios dos açorianos onde quer que se encontrem”. “Quero tornar os Açores cada vez mais próximos da diáspora açoriana e conto com todos para vencer esse desafio”, afirmou.

O líder social-democrata enalteceu o trabalho desenvolvido pela “Portuguese Senior Foundation” e outras associações comunitárias de Vancouver em prol da preservação das nossas tradições culturais, considerando que “a cultura é o que melhor nos identifica como povo e o que mais nos aproxima da nossa terra natal”.

Duarte Freitas foi recebido ao som da “Chamarrita do Pico” pelo Rancho Folclórico “Saudade de Portugal”, dirigido pelo emigrante micaelense João Alves, e ouviu palavras de incentivo à sua candidatura por parte da presidente da fundação portuguesa, Maria Viegas.

Antes de participar, como convidado de honra, num almoço de confraternização da comunidade açoriana de British Columbia, o candidato a Presidente do Governo dos Açores visitou o monumento de homenagem a “Portuguese Joe”, inaugurado a 25 de abril no Stanley Park de Vancouver.

Esta estátua, que orgulha a comunidade açoriana local, evoca o baleeiro picoense Joe Silvey como primeiro europeu a chegar ao oeste canadiano e a integrar-se com os povos indígenas, por volta de 1860, que é hoje considerado o pioneiro do multiculturalismo no Canadá. Duarte Freita visitou o local acompanhado pelo principal responsável pela construção do monumento, o empresário picoense Filomeno Jorge, e pela Cônsul Geral de Portugal em Vancouver, Maria João Boavida.

O dirigente político destacou o simbolismo deste “primeiro marco público e perene” da presença portuguesa na costa canadiana do Oceano Pacífico, enaltecendo o “espírito pioneiro do povo açoriano” e o seu “contributo para o desenvolvimento de grandes nações no outro lado do Atlântico”.

Ainda no seu primeiro dia de contatos com a comunidade açoriana do oeste canadiano, o presidente do PSD/Açores visitou a fábrica “Concorde”, do empresário terceirense Isidro Flores, que é líder de mercado na produção de camiões de bomba de betão. Fundada em 1999, esta empresa de iniciativa açoriana conta atualmente com uma fábrica em Vancouver e outra na Coreia do Sul para vender desde a América do Norte até ao Médio Oriente.

Aqui, Duarte Freitas congratulou-se com a “capacidade empreendedora do nosso povo”, considerando que “os açorianos são capazes de desenvolver grandes projetos, onde quer que se encontrem, desde que lhes deem oportunidade para isso”. “É também para criar estas oportunidades de sucesso que quero ser Presidente do Governo”, acrescentou.

O candidato social-democrata contata outras entidades açorianas na província canadiana de British Columbia, que considera “uma comunidade geralmente esquecida pelos responsáveis políticos dos Açores”, e segue depois para a Califórnia, nos Estados Unidos da América, onde visita as comunidades radicadas em San Diego, San José e Vale de San Joaquim.

Esta deslocação de Duarte Freitas às comunidades açorianas da costa do Pacífico da América do Norte surge na sequência da visita que efetuou em novembro às províncias canadianas de Ontário e Québec e aos estados norte-americanos de Massachusetts e Rhode Island.