PSD/Açores tem “trabalho feito e caminhos traçados” para reforma da Autonomia

O presidente do PSD/Açores garantiu que o partido está “preparado para governar de uma forma diferente”, tendo “o trabalho feito, e bem feito, para uma governabilidade que acolha a reflexão e os princípios orientadores de uma reforma consolidada da Autonomia”.

“Vamos trabalhar para que haja consensos nesse sentido e para explicar aos açorianos o que pode mudar, e que vale a pena mudar, nos Açores”, referiu Duarte Freitas, que falava durante a sessão de lançamento da segunda edição do livro “A Autonomia do Futuro”, evento que decorreu em Angra do Heroísmo, com a apresentação a cargo do antigo ministro e presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Monjardino.

O líder social-democrata voltou a frisar a sua intenção de, como presidente do Governo Regional, “extinguir 100 cargos de nomeação política na administração regional, porque muitos não fazem sentido e porque se devem despartidarizar chefias e delegações de ilha”, afirmou.

“Temos de ter governo onde ele deve estar, não fechando escolas, postos de saúde, postos de segurança social. Aí temos de ter Governo Regional, ao contrário do que tem acontecido e que tem feito desmoronar freguesias pela retirada de apoios. Mas não temos que ter governo onde ele não deve estar”, afirmou.

O candidato a presidente do governo comprometeu-se com a criação de um serviço regional de Estatística “independente da tutela do governo, assim como a formação de um Conselho de Concertação Estratégica que funcione também fora da esfera do executivo”.

O Presidente do PSD/Açores anunciou que espera, já na próxima semana, “confirmar a disponibilidade dos seis líderes partidários da Região, para que nos possamos sentar à mesa e acordar o método e a forma para iniciar um debate profundo e de consensos em torno da reforma da Autonomia”.

Para Duarte Freitas, o trabalho deve ser feito através de “uma discussão em pé de igualdade para que a reforma se efetive”.

O livro “A Autonomia do Futuro”, coordenado pelo professor Carlos Amaral e editado pelo PSD/Açores, reúne contributos de diversas personalidades açorianas, sendo uma reflexão sobre as reformas a fazer no sistema político regional e um tributo à Autonomia dos Açores.