PSD/Açores questiona falta de acesso a radar metereológico da Serra de Santa Bárbara
Publicado em 27 de Janeiro, 2016

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República pediram informações sobre a quebra do protocolo entre a Força Aérea norte-americana e o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o fornecimento de dados meteorológicos do radar situado na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

“Recentemente, foi noticiado que o IPMA deixou de ter acesso ao radar, que é propriedade da Força Aérea Norte-Americana, tendo o responsável por aquele serviço nos Açores referido que estavam a fazer previsão um pouco às cegas, pela falta dos dados do único radar meteorológico existente no Arquipélago”, adiantou António Ventura.

Segundo apurou o parlamentar social-democrata, “os dados disponibilizados pelo radar são de fundamental importância para se conhecer a Meteorologia na Região, e nada substitui o radar atendendo ao seu grau de precisão e informação atualizada”, referiu.

António Ventura acrescenta que “o protocolo de colaboração entre o IPMA e a Força Aérea Norte-Americana, pago pelo IPMA, e renovado automaticamente, existia há dez anos. E qualquer alteração ao mesmo pressuponha uma alteração com aviso prévio de três a quatro meses”.

“O IPMA já tentou perceber esta situação junto da Força Aérea Norte-Americana, mas sem sucesso. Pelo que queremos saber que medidas estão a ser tomadas para regularizar a situação, assim como se devem conhecer as consequências para os Açores da ausência dos dados fornecidos por aquele radar”, frisou.

António Ventura realçou ainda que, “sendo os Açores fustigados periodicamente por intempéries, a informação meteorológica atempada e atualizada é de vital importância para a segurança das populações na Região”, concluiu.