Berta Cabral “atenta” a preocupações de professores da Universidade dos Açores
Publicado em 04 de Janeiro, 2016

A deputada do PSD/Açores à Assembleia da República, Berta Cabral, comprometeu-se a estar “atenta” às preocupações dos professores Universidade dos Açores, nomeadamente a falta de progressão de muitos docentes na carreira.

A vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata no parlamento nacional, que reuniu com a delegação regional do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), tomou conhecimento das repercussões que o insuficiente financiamento da Universidade dos Açores tem causado na progressão na carreira de muitos professores da instituição.

Berta Cabral tomou igualmente nota das preocupações dos docentes da Universidade dos Açores relativamente às insuficientes condições de trabalho, dado que é necessário um maior investimento em material informático e de comunicações.

A delegação regional do SNESup transmitiu ainda à deputada social-democrata a necessidade de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

“Como deputada eleita pelos Açores estarei atenta a estas preocupações dos professores da nossa Universidade. Irei transmiti-las aos deputados do PSD na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, continuando, no entanto, a acompanhar estas questões enquanto vice-presidente do grupo parlamentar do PSD”, afirmou.

Berta Cabral reafirmou ainda a sua “total disponibilidade” para receber, todos os meses, os cidadãos nas delegações parlamentares de todas as ilhas, cumprindo assim o compromisso eleitoral de “permanente proximidade e diálogo com os açorianos”.

A deputada social-democrata participou ainda na sessão escolar do “Parlamento dos Jovens” na Escola Básica 1,2,3/JI da Vila de Rabo de Peixe, tendo feito uma intervenção sobre a atividade da Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

O programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com as assembleias legislativa regionais dos Açores e Madeira, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do continente, das regiões autónomas e dos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa.