Pagamentos do PROFIJ continuam em atraso
Publicado em 02 de Dezembro, 2015

O PSD/Açores criticou “o atraso continuado” no pagamento de verbas a dois cursos do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ), da Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

“Esta é uma situação que já denunciámos em julho passado, através de um requerimento enviado ao Governo Regional, ao qual nunca foi dada qualquer resposta, sendo que o problema se mantém”, afirmou a deputada social-democrata Judite Parreira.

Segundo a parlamentar do PSD/Açores, em causa estão “os valores relativos ao subsídio de alimentação – cerca de 4,27€ diários -, nos meses de estágio, às turmas de Nível IV do Curso Técnico Comercial e do Curso Técnico de Eletrotecnia, com cerca de 15 alunos cada, que terminaram os seus cursos em agosto de 2014, e nunca receberam”, explicam.

Judite Parreita adianta que, “questionamos a tutela sobre esta e outras situações semelhantes, de forma a saber para quando estava previsto o pagamento dos montantes em dívida, mas não só ficou o requerimento por responder, como os alunos ainda não receberam”.

A deputada acrescenta que “a escola entregou atempadamente toda a documentação que se refere aos meses de estágio e aos anos letivos entre 2012 e 2014. Ora, a situação é tão mais grave quando se conhecem as dificuldades das famílias, e mesmo das escolas, que se debatem com orçamentos muito curtos para gerir”, afirmou.

O PSD/Açores exige assim “uma resposta, por parte do Governo Regional. O mesmo Governo Regional que apregoa a saúde das finanças regionais mas, quando surgem situações desta natureza, fica emsimesmado nos seus gabinetes e não responde”, critica Judite Parreira.

“Com esta postura, o Governo Regional não só ignora a situação vivida pelas pessoas, como também dá, aos jovens, um péssimo exemplo como mau pagador”, concluiu.