Duarte Freitas com Mayor de Toronto e açorianos de Ontário
Publicado em 02 de Dezembro, 2015

O presidente do PSD/Açores encontrou-se com o Mayor de Toronto, na câmara municipal da maior cidade do Canadá. Duarte Freitas e John Tory falaram sobre a comunidade portuguesa, maioritariamente de origem açoriana, que “dignifica o bom nome de Portugal” numa das mais importantes metrópoles multiculturais da América do Norte.

John Tory, eleito em 2014 para responsável máximo da cidade de Toronto, manifestou “interesse de conhecer melhor” a realidade açoriana e desejou “boa sorte” a Duarte Freitas como candidato a presidente do governo dos Açores nas eleições regionais de 2016.

O líder social-democrata esteve também com a única vereadora portuguesa da Câmara de Toronto, Ana Bailão, e deslocou-se depois à cidade de Brampton para reunir com a Mayor Linda Jeffrey e o vereador Martin Medeiros.

O vereador de ascendência açoriana agradeceu a Duarte Freitas por ter sido “o primeiro responsável regional a visitar oficialmente a comunidade de Brampton”, uma cidade em acelerado processo de crescimento urbanístico na área metropolitana de Toronto, que já conta mais de 40 mil habitantes provenientes de diferentes ilhas dos Açores.

O esforço de proximidade do candidato social-democrata à presidência do governo regional foi também reconhecido e enaltecido por uma centena de açorianos que se encontraram com Duarte Freitas, segunda-feira à noite, na sede do Graciosa Community Center, em Toronto.

Como afirmaram alguns dos presentes, “esta foi a primeira vez que um responsável político dos Açores dedica duas ou três horas do seu tempo para ouvir a comunidade numa sessão pública de informação e esclarecimento”.

“Dizem-me que é muito raro ou mesmo inédito um político açoriano criar a oportunidade de ouvir as preocupações e esclarecer as dúvidas da nossa tão importante comunidade de Toronto”, afirmou Duarte Freitas, mas “para mim esta será a primeira de muitas vezes”.

“Se merecer a confiança dos açorianos para ser o próximo presidente do governo, só prometo duas coisas: muito trabalho e muita proximidade”, disse.

A atual situação política de Portugal e as ligações aéreas entre os Açores e o Canadá foram as duas principais preocupações transmitidas pelos açorianos de Toronto ao líder social-democrata.

Duarte Freitas manifestou-se “muito preocupado com as consequências negativas de uma aliança interesseira entre socialistas e comunistas” e, por outro lado, considerou que a transportadora aérea regional “tem a obrigação de prestar um serviço melhor aos nossos emigrantes”.

Ainda antes deste encontro alargado e prolongado com os emigrantes açorianos que acorreram ao único Centro da Graciosa existente na nossa diáspora, o candidato a presidente do governo visitou a Casa dos Açores do Ontário, em Toronto, para um encontro com os seus órgãos sociais presididos por Suzanne Cunha e António Pereira.