Duarte Freitas defende Base das Lajes no Congresso dos Estados Unidos
Publicado em 03 de Dezembro, 2015

O presidente do PSD/Açores afirmou, em Washington, que “é tempo de Portugal colocar duas opções em cima da mesa das negociações sobre o futuro da Base das Lajes: ou os Estados Unidos aproveitam a infraestrutura existente e potenciam a sua utilização ou assumem e resolvem os problemas decorrentes do seu abandono”.

Duarte Freitas falava no Congresso dos Estados Unidos da América depois de três audiências sucessivas com os congressistas norte-americanos de ascendência portuguesa Devin Nunes, Jim Costa e David Valadão.

Para o candidato social-democrata a Presidente do Governo dos Açores, “a atual situação exige clarificação para salvaguardar o interesse regional no presente e no futuro”. “Estou pronto a dar o meu contributo para isso”, disse.

“Nesta matéria, temos que colocar o interesse dos Açores acima dos interesses partidários para conjugarmos esforços e avançarmos no mesmo sentido”, afirmou Duarte Freitas.

“Por isso, disponibilizo-me, mais uma vez, para colaborar com o Governo Regional colocando ao serviço dos Açores os contatos que tenho junto dos centros de decisão nos Estados Unidos”, acrescentou.

O líder do PSD/Açores recordou o trabalho iniciado com Devin Nunes aquando da sua deslocação a Washington há cerca de dois anos e os contatos pessoais que mantêm desde então regularmente. Ainda no verão passado, os dois políticos estiveram reunidos na ilha do Pico.

Devin Nunes é atualmente um dos mais importantes políticos da América do Norte, como presidente do Comité dos Serviços Secretos do Congresso dos Estados Unidos. O seu “empenhamento pessoal e político para uma boa resolução” do problema da Base das Lajes foi “reconhecido e enaltecido” pelo candidato do PSD à presidência do Governo Regional.

Duarte Freitas dedicou o dia de quarta-feira a desenvolver contatos políticos em Washington, nomeadamente com os três congressistas luso-descendentes nos seus gabinetes de trabalho. Devin Nunes, Jim Costa e David Valadão são filhos ou netos de emigrantes provenientes das ilhas Terceira, Pico e São Jorge e representam três importantes distritos da diáspora açoriana da Califórnia junto do Congresso dos Estados Unidos da América.

A deslocação do presidente do PSD/Açores à capital norte-americana insere-se no âmbito da sua visita de trabalho às comunidades açorianas da América do Norte.