TSD/Açores manifestam “preocupação” com aumento do desemprego na Região
Publicado em 04 de Novembro, 2015

Os TSD/Açores manifestaram a sua “preocupação” pelo crescimento da taxa de desemprego dos Açores no terceiro trimestre deste ano, segundo revelam dados do Instituto Nacional de Estatística.

“Depois de uma ligeira melhoria registada em junho, o número de desempregados na Região voltou a crescer em setembro, apesar do efeito positivo que as atividades turísticas costumam induzir no emprego, no período de verão. Significa isso que no final do ano é bem provável que se volte a verificar o agravamento da taxa de desemprego”, afirmou Joaquim Machado, presidente da organização autónoma social-democrata.

“Este reverso constatado no desemprego vem demonstrar que os registos positivos dos dois trimestres anteriores foram mais acidentais do que sustentados, tanto mais que os Açores voltaram a posicionar-se acima da média do país”, disse.

Segundo Joaquim Machado, “a volatilidade do emprego convoca políticas mais consistentes de incentivo à criação de novos postos de trabalho e políticas ativas que concorram para o emprego sustentável”.

O dirigente social-democrata sublinhou também o facto de o redimensionar médio do trabalho nos Açores “ser significativamente inferior ao verificado no resto do país, bem como a elevada precariedade do emprego nas nossas ilhas”.