PSD/Açores propõe medidas para apoiar rendimento dos produtores de leite

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República apresentaram uma iniciativa legislativa que visa a criação de medidas comunitárias adicionais para a produção de leite, compensando assim os produtores pela acentuada descida dos preços verificada após o fim do regime de quotas leiteiras.

“Esta é a nossa primeira iniciativa legislativa como deputados eleitos pelos Açores. E não foi por acaso que escolhemos o setor agrícola para iniciar a nossa atividade. Este é o setor mais importante da economia dos Açores”, afirmou Berta Cabral, após uma reunião com a direção da Federação Agrícola dos Açores.

A parlamentar social-democrata, que esteve acompanhada pelo deputado António Ventura, salientou que o projeto de resolução entregue na Assembleia da República constitui o cumprimento de um compromisso eleitoral e é apoiado por todos os deputados dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP no parlamento nacional.

“Esta nossa proposta foi acolhida pelos restantes deputados do PSD e também pelo CDS-PP porque foi reconhecida como sendo uma proposta muito importante para os Açores e para o país”, sublinhou.

Berta Cabral explicou que a iniciativa legislativa recomenda ao governo da República para que “inste a União Europeia a adequar os instrumentos de intervenção já existentes de forma a compensar efetivamente a perda de rendimento dos produtores de leite”, ao mesmo tempo que se avança com a criação de um “novo mecanismo de intervenção para que o preço do leite não baixe de um determinado nível”.

“É necessário que haja a garantia que os produtores de leite não perdem rendimento abaixo de um determinado preço de venda do leite. Tem que haver um mecanismo que injete verbas na produção para compensar os produtores pela perda de rendimento”, afirmou.

O projeto de resolução foi apresentado pelos deputados Berta Cabral e António Ventura aos responsáveis da Federação Agrícola dos Açores, presidida por Jorge Rita, tendo esta entidade manifestado concordância com a iniciativa legislativa dos parlamentares do PSD/Açores.