Governos do PS “incapazes de cumprir” reabertura do Museu Carlos Machado
Publicado em 23 de Novembro, 2015

O PSD/Açores considerou que os governos regionais do PS são “incapazes de cumprir” as sucessivas promessas de reabertura do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, encerrado há nove anos para obras “que nunca sequer começaram”.

“A sede histórica do principal equipamento museológico da ilha de São Miguel continua fechada aos residentes e aos turistas há mais de nove anos, porque os governos de Carlos César e Vasco Cordeiro não foram nem são capazes de cumprir”, afirmou o deputado social-democrata José Andrade, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que os governos regionais socialistas e os seus titulares da pasta da Cultura “são todos, comprovadamente, irresponsáveis” neste processo, pois “já passaram nove anos sobre outubro de 2006, quando governo regional encerrou a sede do Museu, mas as obras nunca sequer começaram”.

“[O governo regional] não cumpre os prazos de execução da obra com que ele próprio se compromete. Não cumpre os prazos de resposta ao parlamento a que está obrigado por lei”, disse.

José Andrade referiu igualmente que o atual governo regional é tão culpado como os anteriores, visto que o secretário regional da Educação e Cultura em funções garantiu que o Museu Carlos Machado iria reabrir em outubro de 2015.

“Antes, o atual governo socialista remetia as responsabilidades para os anteriores governos socialistas. Depois, o atual secretário da Cultura deste governo remetia as responsabilidades para o anterior secretário da Cultura deste governo. Agora, o atual secretário da Cultura só se pode queixar de si próprio. Também ele está a onerar a ‘herança relativamente pesada’ que reconhece ter recebido dos seus camaradas antecessores”, lembrou.

O deputado social-democrata recordou que, em outubro de 2014, o atual secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, anunciou o arranque das obras correspondentes à primeira fase “que deverá estar concluída em outubro de 2015 e que permitirá a reabertura da quase totalidade do Museu Carlos Machado”.

“Mas em outubro de 2015, em vez de anunciar a conclusão da obra, o governo anunciou o início da execução”, frisou.

José Andrade acrescentou que também “já passou um ano sobre outubro de 2014, quando o grupo parlamentar do PSD/Açores requereu ao governo regional o devido esclarecimento público sobre quando e como reabrirá o Museu Carlos Machado”.

“O Governo tinha 60 dias para responder. Mas ainda não respondeu”, afirmou José Andrade.