Governos do PS/Açores “muito avarentos” a cumprir promessas

O PSD/Açores considerou que os governos regionais socialistas têm sido “muito avarentos” a cumprir as promessas que fazem, dando como exemplo a prometida construção ou reparação de escolas que nunca avançaram.

“Vinte anos de governação socialista nos Açores já nos ensinaram uma coisa: são muito fartos a prometer e muito avarentos a cumprir. E são muito rápidos a prometer e muito lentos a fazer”, afirmou o deputado social-democrata Joaquim Machado, na Assembleia Legislativa dos Açores, no debate do Plano e Orçamento para 2016.

O parlamentar do PSD/Açores deu como exemplos de promessas não cumpridas as obras prometidas para as escolas Canto da Maia e básica dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada.

“Para a escola Canto da Maia, o governo regional já inscreveu nos Planos três milhões e meio de euros. Só foram executados 82 mil euros. No caso da escola básica dos Arrifes, já foram inscritos nos Planos cerca de 2,9 milhões de euros, mas o governo regional só executou 143 mil euros”, frisou.

Ainda em relação à escola básica dos Arrifes, Joaquim Machado sublinhou que no Plano de 2015 o governo regional inscreveu 2,7 milhões de euros para a empreitada de construção de novas instalações, mas no próximo ano essa obra já não se vai realizar.

“No Plano de 2015 o governo regional previa a construção de novas instalações, com uma dotação de 2,7 milhões. No Plano de 2016 o governo só diz que vai concluir o projeto e tem para o efeito apenas 400 mil euros. Acha que isso é sério, senhor secretário regional da Educação”, questionou.