Duarte Freitas inaugura núcleo do PSD/Açores em Montreal
Publicado em 30 de Novembro, 2015

O primeiro núcleo do PSD/Açores da província do Québec, no Canadá, foi constituído em Montreal.

A formalização dos novos militantes foi presidida pelo líder social-democrata Duarte Freitas no início da sua visita de sete dias às comunidades açorianas da América do Norte.

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo dos Açores nas eleições regionais de 2016 assumiu o compromisso de “reaproximar, de facto, as nossas ilhas e a diáspora açoriana”, designadamente através de “uma aposta consequente nas novas gerações”.

“Facilitar as deslocações e desburocratizar os investimentos são os dois objetivos estratégicos para uma nova fase de relacionamento transatlântico”, explicou.

Duarte Freitas considerou que a implantação do PSD/Açores em Montreal surge na sequência do processo de crescimento que tem desenvolvido em todas as ilhas.

“Depois de abrirmos sedes nos 19 concelhos açorianos e de sermos a estrutura partidária que registou o maior número de novas adesões em todo o país durante o ano passado, crescemos agora para a nossa diáspora”, disse.

Para o líder social-democrata, a inscrição de mais de uma dezena de personalidades açorianas radicadas na província canadiana do Québec como novos militantes do PSD/Açores “representa uma prova de confiança e um capital de esperança no trabalho que estamos a realizar ao serviço da nossa Região”.

O novo núcleo de Montreal do PSD/Açores é coordenado pelo emigrante micaelense Duarte Miranda, que foi vice-presidente do “Royal Bank of Canadá” para o Comércio Mundial.

“Temos muito a contribuir para o futuro dos Açores e o assalto ao poder pelo Partido Socialista que se vive atualmente em Portugal aproximou-nos ainda mais do Partido Social-Democrata”, afirmou este luso-canadiano distinguido com o grau de Comendador da Ordem de Mérito.

A criação do novo grupo de sociais-democratas açorianos da província francófona do Canadá constituiu o primeiro acontecimento da visita de Duarte Freitas às comunidades açorianas da América do Norte.

O dirigente regional foi depois homenageado por dezenas de emigrantes com um almoço em sua honra que teve lugar na Casa dos Açores do Québec, presidida por Benjamim Moniz.

Duarte Freitas manifestou aqui o seu “profundo reconhecimento pelo trabalho da comunidade que honra o bom nome dos Açores”.

“Não vos venho falar de política, venho falar-vos de amor à nossa terra, porque tenho um enorme orgulho da açorianidade na lusitanidade”, acrescentou.

Este almoço de confraternização com a comunidade açoriana de Montreal mereceu a participação da deputada federal Alexandra Mendes, a única portuguesa da província do Québec no parlamento do Canadá.

O presidente do PSD/Açores seguiu depois para Toronto e Brampton, onde desenvolve um intenso programa de contatos com associações açorianas e autoridades canadianas.

Duarte Freitas desloca-se ainda aos Estados Unidos da América para visitas institucionais em Washington, Massachusetts e Rhode Island.