Centro de Saúde da Madalena à espera de equipamento

O PSD/Açores lamentou a falta de resposta do Secretário Regional da Saúde a uma questão “tão simples como esclarecer se o novo Centro de Saúde da Madalena está ou não devidamente equipado, uma vez que o Plano e Orçamento para 2016 não apresenta qualquer verba para esse fim”, disse o deputado Cláudio Lopes.

O social-democrata questionou o governante e recordou que, “em 2014, estava inscrita uma verba de 2 milhões de euros destinada a equipar aquela unidade de saúde. Mas foram apenas executados 96 mil 650 euros, cerca de 5% da verba inscrita”.

“Em 2015 foram inscritos 255 mil euros, também destinados à mesma ação, cuja execução desconhecemos, daí termos questionado o senhor secretário sobre o assunto. Porque a verdade é que o Centro de Saúde da Madalena continua à espera de equipamento”.

“Trata-se de um edifício novo, mas está vazio do equipamento clínico, que, ao fim e ao cabo, iria permitir a tal diferenciação nos cuidados de saúde que o Governo Regional prometeu aos picoenses”, acrescentou Cláudio Lopes.

O deputado lembrou que o novo Centro de Saúde da Madalena do Pico “foi inaugurado há 1 ano e 2 meses e meio”, e que “decorreram 9 anos entre a promessa política e a inauguração da obra”.

“Mas feita a casa, falta a mobília, para a qual parece não haver dinheiro”, disse Cláudio Lopes, criticando “a falta de resposta da tutela sobre um assunto tão linear”, concluiu.