Berta Cabral e António Ventura defendem medidas adicionais de apoio à fileira do leite
Publicado em 23 de Novembro, 2015

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República vão entregar um projeto de resolução que recomenda ao Governo “a defesa de medidas comunitárias adicionais para a Bovinicultura de leite na Região. Trata-se de fazer face às dificuldades dos produtores, após o fim das quotas leiteiras, realidade que terminou a 31 de março”.

Berta Cabral e António Ventura cumprem assim “um compromisso assumido durante a campanha eleitoral”, sendo que aquele assunto “é uma preocupação regional, presente em 46% da economia do arquipélago, que é o referente ao peso da produção de leite”, avançou António Ventura.

Segundo o social-democrata, “os atuais instrumentos de segurança são demasiado fracos para assegurar aos produtores uma proteção face a uma eventual queda dos preços”.

“E uma fileira do leite com rendimento tem um efeito positivo sobre todos os restantes setores da economia regional, pois significa riqueza e emprego, que é aquilo de que os Açores precisam”, considera António Ventura.

O social-democrata explica que a iniciativa visa instar a União Europeia “a adequar instrumentos de intervenção que compensem efetivamente a perda de rendimento dos produtores de leite, enquanto mecanismo de regulação da oferta”.

“É importante e essencial persistir pelo estabelecimento de medidas adicionais de prevenção e de crise, em função dos desequilíbrios de mercado”, concluiu o deputado do PSD/Açores na Assembleia da República.