Comunicado da Comissão Política da Ilha Terceira – 2 de outubro de 2015
Publicado em 02 de Outubro, 2015

O PSD/Açores congratula-se com a aprovação, ontem, no Congresso dos Estados Unidos da América Este do National Defense Authorization Act (NDAA) que incluiu uma secção com uma alínea específica sobre possíveis novas valências para a Base das Lajes.

Segundo esta legislação aprovada pela Casa dos Representantes e pelo Senado norte-americanos o secretário de Estado da defesa dos Estados Unidos deverá apresentar às comissões de Defesa das duas câmaras do Congresso uma avaliação fundamentada da viabilidade da utilização da base das Lajes para uma ou mais das seguintes funções: serviços de informação secreta militar; treino ar-ar de pilotos de caça; e presença rotativa de forças navais.

De acordo com o NDAA, o plano que venha a ser entregue pelo secretário da Defesa deverá especificar o tipo e número de forças e meios que considere serem necessários para o cumprimento dessas missões, bem como a sua duração e frequência. Congressistas e senadores solicitam ainda que lhes seja indicado a necessidade eventual de investir em infraestruturas adicionais de apoio às missões, bem como os meios humanos que venham a ser necessários para a sua prossecução.

Este é o resultado dos esforços da diplomacia portuguesa e dos congressistas e senadores norte-americanos com especial relação com as comunidades açorianas, com destaque para o congressista Devin Nunes, que ainda recentemente esteve entre nós de visita a familiares e amigos.

O PSD/Açores tem esperança em dias melhores para a Base das Lajes, para os seus trabalhadores e para a economia da ilha Terceira e dos Açores, em geral. Por isso, vamos continuar a trabalhar junto do novo governo da República e dos congressistas e senadores norte-americanos.