Afinal… – Opinião de Hermano Aguiar
Publicado em 12 de Outubro, 2015

Afinal Pedro Passos Coelho ganhou! E vai continuar como primeiro-ministro. Quem diria?

O PSD e o PP juntos perderam 727 mil votos, em relação a 2011. Mas a avaliar pela comunicação social que tivemos durante os últimos 4 anos, devia ter perdido por 2 ou 3 vezes mais.

A comunicação social apostou em derrubar Passos Coelho. Vimos, ouvimos e lemos de tudo: “o empobrecimento”, “a decadência”, “a fome”, “as greves”, “as manifestações”, “lacaio de Merkel”, os debates, os comentadores televisivos e os “porta-vozes” do regime em extinção a baterem e debaterem um ponto em comum: estávamos perante o pior governo de sempre da nossa democracia. Portanto, como foi possível este país não ver, não ouvir e nem ler as vozes seguras com as suas certezas?

Passos Coelho foi eleito contra a ideologia prevalecente nos media.

A comunicação social não retrata o “verdadeiro” país que somos. Muita dela tem o seu próprio projeto politico. E há, até, projetos político-partidários trasvestidos de comunicação social.

O país está a mudar. E o regime está a mudar de referências. Os portugueses há muito tempo que já haviam percebido que não se distribui o dinheiro que não se tem.

Isto está mesmo a mudar…