PSD/Açores questiona Governo sobre a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores
Publicado em 03 de Agosto, 2015

O PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre o arranque da nova disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores, “que deveria estar a ser leccionada desde o ano passado”, uma vez que, “por manifesta incúria, a tutela não disponibilizou em devido tempo às escolas a informação necessária a esse funcionamento, nomeadamente conteúdos programáticos, objetivos e critérios de avaliação”, disse o deputado Joaquim Machado.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social democrata pergunta mesmo se a disciplina “vai ser leccionada a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico ou se, pelo contrário, será apenas frequentada por alunos de alguns dos anos de escolaridade que integram os citados ciclos”.

Joaquim Machado quer saber “a que se deveu todo o atraso na preparação do lançamento da disciplina, pois a decisão da sua criação remonta a 28 de novembro de 2013, portanto, há precisamente 20 meses”,

O deputado solicita à tutela que esclareça “quando pretende fazer publicar os conteúdos programáticos da nova disciplina e os respetivos critérios de avaliação”, já que “decorrem os trabalhos de distribuição de serviço nas escolas, e nem se conhecem os grupos de docência responsáveis pela sua lecionação”, avançou.

“O Governo Regional tem de explicar o que foi feito do trabalho e da documentação produzidos pela comissão científica e pedagógica que o próprio governo criou, sendo que a mesma realizou o seu trabalho antes de 31 de dezembro passado”, referiu.

Segundo Joaquim Machado, “e decorridos 20 meses sobre a deliberação inicial, constata-se que o Governo Regional continua a não cumprir a deliberação da Assembleia Legislativa, nem tão pouco deu orientações às escolas sobre o funcionamento da nova disciplina. É preciso que a tutela se explique sobre mais este falhanço educativo”, concluiu.