Governo deve explicações sobre más condições da escola Vitorino Nemésio
Publicado em 31 de Agosto, 2015

O PSD/Açores quer saber se o Governo Regional “vai, ou não, realizar obras de requalificação na Escola Básica e Secundária Vitorino Nemésio”, na Praia da Vitória, considerando que o edifício “tem quase 23 anos de existência e beneficiou apenas de uma pintura exterior em todo esse tempo, sendo necessária uma intervenção de fundo”, disse a deputada Judite Parreira.

A social-democrata assina um requerimento enviado à Assembleia Legislativa, onde refere “as visíveis marcas de degradação, ao nível de infiltrações e da pintura interior, e a falta de condições de acesso a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida” como razões para intervir naquele estabelecimento de ensino.

Segundo Judite Parreira, o Governo Regional, “com os seus tiques de novoriquismo, continua a inaugurar mega escolas, mas depois esquece-se de manter outras, como a Vitorino Nemésio, cujas condições atuais encarecem a manutenção, e ainda mais à porta de um novo ano lectivo”, refere.

“É tendo em conta a proximidade desse novo ano letivo, que queremos saber para quando está prevista uma requalificação visível daquela escola ou, em caso negativo, que medidas pretende o Governo Regional implementar para minimizar os constrangimentos atuais”, questiona.

Segundo Judite Parreira, “as faturas de água da Escola Básica e Secundária Vitorino Nemésio, pagas pelo erário publico, são avultadas, devido a fugas existentes numa canalização a necessitar de intervenção urgente”, refere, como exemplo, alertando que “os recursos hídricos não podem, nem devem, ser desperdiçados. Do ponto de vista ambiental e do ponto de vista económico”, considera.

A deputada do PSD/Açores acrescenta que, “cabe-nos colocar estas questões ao Governo Regional, uma vez que os deputados do PS eleitos pela Terceira nunca incomodarão a tutela com qualquer pergunta, mesmo sobre um assunto com esta importância”, concluiu.