Governo deve explicações sobre falta de diretor na aerogare das Lajes
Publicado em 20 de Agosto, 2015

O PSD/Açores exigiu explicações do Governo Regional sobre a falta de Diretor da Aerogare Civil das Lajes, “uma vez que, como é do conhecimento público, o titular do cargo se demitiu há cerca de um mês, não tendo ainda sido nomeado um substituto para aquele lugar”, disse o deputado Luís Rendeiro.

O social-democrata quer saber os motivos “para uma demora tão grande na nomeação de um novo Diretor”, lembrado que o mesmo “acumula as funções de Coordenador de Segurança da Aerogare das Lajes, pelo que também é preciso esclarecer se estão acauteladas todas as operações de segurança da aviação civil”.

Num requerimento enviado À Assembleia Legislativa, Luís Rendeiro lembra que a Aerogare Civil das Lajes “depende da tutela do Governo Regional dos Açores, competindo ao executivo a nomeação do seu Diretor. Esta indefinição, nomeadamente no que diz respeito às questões de segurança da parte civil, pode originar desequilíbrios da gestão das operações entre os voos civis e militares, com prejuízo para a utilização civil. E é o Governo Regional que deve responder por isso”, afirmou.

O deputado do PSD/Açores lembra também que “não pode ser esquecido o já anunciado aumento da utilização civil da Aerogare das Lajes, por conta da prevista da operação das companhias aéreas de baixo custo na Terceira e o arranque de novas operações charters com Espanha e com o continente americano. Pelo que a nomeação de um novo Diretor e Coordenador de Segurança assume um carácter ainda mais urgente, sob o risco de poder prejudicar as referidas operações”, concluiu.