Avaria no bloco operatório do Hospital da Horta persiste
Publicado em 19 de Agosto, 2015

O PSD/Açores denunciou  que “continua por reparar a avaria no bloco operatório do Hospital da Horta, nomeadamente o problema que afeta o aparelho de arrefecimento daquele serviço há várias semanas, e que obrigou à suspensão de várias cirurgias programadas”, referem os deputados Luís Garcia e Jorge Costa Pereira.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os parlamentares recordam uma notícia da Agência Lusa, “do passado dia 22 de Julho”, em que o diretor clínico do Hospital “confirmou que apenas estavam a ser realizadas as cirurgias urgentes e oncológicas”, além de que “já foi ultrapassado o período apontado para a resolução do problema. Ou seja, cerca de um mês depois, a avaria persiste”, criticam.

“A suspensão de cirurgias é naturalmente penalizadora para os doentes, alguns dos quais aguardam há muito tempo por essas intervenções”, pelo que “importa perceber as razões pelas quais a normalidade ainda não foi restabelecida no bloco operatório do Hospital da Horta e quando será efetivamente reposta”, questionam os social democratas.

Luís Garcia e Jorge Costa Pereira querem saber “porque é que a avaria ainda não foi resolvida, quando se previa a sua solução em duas ou três semanas. O Governo Regional deve esclarecer a questão, e apontar uma data para aquele bloco operatório voltar a ter a ter as condições normais de funcionamento”, consideram.

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha do Faial solicitam ainda à tutela que informe “quantas cirurgias foram adiadas devido ao problema em questão e até quando, após a prevista reparação, se prevê a recuperação de todas as cirurgias adiadas”, concluem.