Pescadores aguardam pagamentos do governo regional desde 2012
Publicado em 02 de Julho, 2015

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha de São Miguel lamentam a situação em que se encontram vários pescadores “devido aos pagamentos em atraso por parte do governo regional”.

Esta situação foi denunciada aos deputados sociais-democratas açorianos durante uma visita à freguesia de Água de Pau. “Existem casos em que se encontram subsídios por receber desde 2012 para comparticipação de embarcações e equipamentos já adquiridos”.

Além desta situação, que penaliza fortemente os profissionais com verbas para receber do governo regional, os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha de São Miguel constataram igualmente “as queixas dos pescadores pelos problemas de inoperacionalidade no porto da Caloura”. “Ainda para mais quando esses problemas surgem na sequência de obras efetuadas pelo governo regional”.

Durante a deslocação a Água de Pau, os parlamentares reuniram com diversas instituições tendo constatado que “as maiores preocupações relacionam-se com os graves problemas sociais que se estão a verificar”.

De facto, “o desemprego afeta parte significativa da população, especialmente na sequência da crise da construção civil” e registam-se “problemas ao nível habitacional com várias famílias a viver sem condições condignas e com diferentes agregados partilhando a mesma habitação”.

“Há uma grande diferença entre a realidade que encontramos nestas deslocações e os discursos dos governantes”, constataram.