Açores “precisam mudança política” para melhorar qualidade vida dos açorianos
Publicado em 08 de Julho, 2015

O PSD/Açores considerou “essencial que se verifique na nossa Região uma mudança de políticas, porque só essa mudança poderá permitir que se alcancem melhores resultados económicos e sociais e a melhoria da qualidade de vida dos açorianos”.

“Ao fim de quase duas décadas de governação, os Açores lideram hoje os índices de pobreza e somos a Região onde as desigualdades sociais são maiores”, lamentou o deputado social-democrata açoriano João Bruto da Costa defendendo que “só políticas diferentes poderão ajudar a mudar esta situação”.

Para o deputado do PSD/Açores, que falava num debate parlamentar sobre a situação económica e social nos Açores, o que se tem verificado ao longo dos últimos anos “é que o modelo de governação socialista não tem levado a uma diminuição do número de pobres nos Açores” tem levado, isso sim, “a que a pobreza passe de pais para filhos sem que nada mude”.

De acordo com João Bruto da Costa, “é, por isso, necessário um novo ciclo e uma mudança de políticas que permitam alcançar resultados diferentes daqueles que têm sido conseguidos pelo governo socialista”.

O deputado social-democrata açoriano lamentou ainda o aproveitamento pelo governo regional das medidas de apoio social para tentar obter benefícios políticos para o Partido Socialista, criticando o presidente do governo por ser recorrente em passar a ideia de que os apoios sociais constituem um favor, nomeadamente os programas sociais de emprego como o caso do “Recuperar”.

Para o parlamentar do PSD/Açores, é uma vergonha passar-se a ideia de que os beneficiários daquele programa devem agradecer ao Governo terem uma ocupação quando essa necessidade resulta de uma crise e do desemprego provocado pelas políticas erradas do PS nos Açores e que em parceria com o governo de José Sócrates conduziram Portugal a uma situação de bancarrota.