Açores continuam no fundo da tabela dos resultados escolares
Publicado em 17 de Junho, 2015

O PSD/Açores lamentou o facto de os Açores continuarem a registar resultados educativos muito abaixo das médias nacionais, o que comprova a “falência do modelo educativo” do governo regional socialista.

Em declarações à comunicação social, à margem dos trabalhos parlamentares, o deputado Joaquim Machado sublinhou que tanto no 1º Ciclo, como no 2º Ciclo, os resultados registados nos exames nacionais de Português e Matemática infelizmente confirmam a falência do modelo educativo que os socialistas teimam em fazer vigorar nas nossas ilhas.

Apesar das ligeiras melhorias obtidas pelos alunos açorianos nos exames finais do 2º Ciclo, referiu o deputado social-democrata, verifica-se que em relação ao ano passado ficámos mais longe dos valores médios nacionais, sendo essa diferença mais significativa na disciplina de Matemática – 11,5 pontos percentuais – na qual não atingimos ainda os 40 por cento, numa escala de zero a 100.

Joaquim Machado salientou também o facto de os resultados registados no presente ano letivo estarem aquém dos verificados, por exemplo em 2011, por ocasião das Provas de Avaliação Sumativa Externa, da responsabilidade da secretaria regional da Educação.

O parlamentar do PSD/Açores afirmou ainda que Avelino Meneses tinha razão quando há um ano dizia que o problema do insucesso escolar nos Açores é uma ferida sobre a qual o Governo se limitou a “colocar vários pensos”.

“Como se constata mais uma vez, a via açoriana compromete o futuro dos nossos filhos e o futuro dos Açores”, disse Joaquim Machado.