Governo regional incentiva fecho do curso de Gestão na Terceira
Publicado em 20 de Maio, 2015

O PSD/Açores acusou o Governo Regional de “incentivar” o fecho do Curso de Gestão no pólo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

“O Governo Regional deu um péssimo sinal à Universidade dos Açores, ao reduzir o apoio à tripolaridade da instituição”, disse o deputado António Ventura.

Na análise de uma Petição que defende a manutenção do curso na Terceira, o social-democrata afirmou que o Governo Regional “valida assim a não abertura do curso de Gestão na Terceira. Ou seja, é o Governo Regional a incentivar o fecho do curso na Terceira”, referiu.

“A certificação do curso tem sido negligenciada, e propositadamente esquecida, devido a atritos internos e à falta de verbas. Depois de muitas juras dos responsáveis da Universidade dos Açores, a verdade é que a mesma ainda não foi solicitada”, lembrou.

“Enquanto isso, o Governo Regional reduz o apoio à nossa Academia, e isso não é de agora”, criticou o deputado, recordando que, em 2013 “houve um corte orçamental de 26 por cento no apoio ao desenvolvimento tripolar da Universidade dos Açores”.

“E, já na última revisão orçamental, o Governo Regional diminuiu as verbas destinadas à tripolaridade em 14 por cento, quando as devia ter aumentado, pois assim prometeu na “Via Açoriana””, disse.

António Ventura salientou que o curso de Gestão na Terceira “ultrapassa a sua essência de formação, manifestando-se de um dinamismo incomparável, criando dinâmicas com as empresas, e organizando seminários, palestras e debates que em muito enriquecem a ação e a visão social, económica e politica dos Açores”.

“Certo é que o curso de Gestão não vai abrir na Terceira pelo segundo ano consecutivo, e esperemos que este não seja o mote para fechar definitivamente”, alertou o parlamentar.

António Ventura garantiu ainda que o PSD/Açores “vai continuar a reivindicar e a persistir na existência do curso de Gestão na Ilha Terceira”, concluiu.