Proposta do PSD/Açores de apoio a produtores de leite aprovada por unanimidade
Publicado em 21 de Abril, 2015

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade um projeto de resolução do grupo parlamentar do PSD/Açores visando a criação de instrumentos de intervenção para compensar as perdas de rendimento dos produtores resultantes da continuada descida do preço do leite.

“Pretende-se a e criação de mecanismos de regulação da oferta, principalmente em Regiões desfavorecidas e ultraperiféricas”, explicou o deputado António Ventura.

O social-democrata lembra que o fim do regime de quotas leiteira “está a ter repercussões negativas sobre o rendimento dos produtores de leite da Região, assim como na indústria transformadora e, por consequência, em toda a economia dos Açores”, disse.

“Não podemos aceitar alterações do POSEI por parte da Comissão Europeia, que não sejam para reforçar a sua existência e pertinência, a sua aplicação, a sua amplitude e a sua dotação financeira”, defende Ventura.

O deputado acrescenta que, “por causa da livre produção de leite, o POSEI pode consagrar um envelope financeiro complementar para o sector”.

“A constante descida do preço do leite, particularmente nas regiões desfavorecidas e ultraperiféricas exige a existência desses mecanismos, pois não surgiu ainda qualquer regulação que faça aproximar um preço justo. E isso é tão mais sentido nos Açores, que produzem mais de 30 por cento do leite em território nacional”, referiu ainda António Ventura.