Graciosenses perdem confiança no Serviço Regional de Saúde

O PSD/Açores considerou que os graciosenses “perderam a confiança no Serviço Regional de Saúde”, com a ilha a ser notícia, “pelos piores motivos, quando se fala do acesso e da prestação de cuidados de saúde. E não há pior indicador para um serviço público do que a falta de confiança, como a que se verifica atualmente na Graciosa”, disse o deputado João Bruto da Costa.

“Na Graciosa são cada vez mais as queixas, e é cada vez maior o sofrimento das pessoas. Construiu-se um novo centro de saúde para responder aos problemas e os serviços estão piores”, disse o social-democrata, durante a sessão plenária desta quarta-feira.

João Bruto da Costa enunciou uma série de “casos concretos e de queixas graves”, que culminaram com um caso “em que o desespero dos utentes levou a um pedido formal de investigação à Ordem dos Médicos. Esse foi um caso tornado público, envolvendo uma cidadã que é vítima do avolumar dos problemas referidos, mas há muitos mais”, afirmou.

O parlamentar perguntou ao secretário regional, “se acha normal que tenham estado 150 graciosenses, ou seja 3,5% da população da ilha, a aguardar por uma colonoscopia. E que, numa semana, se tenha deslocado à Graciosa um especialista para fazer aquele exame das 8 da manhã às 2 da manhã do dia seguinte?”.

E falou também “das deslocações de especialistas, atendendo a que não vai um psiquiatra à Graciosa desde julho de 2013; não há pneumologia desde Novembro de 2013; nem há consultas de ginecologia desde julho de 2013”, exemplificou.

O deputado apelou ao governante para que se “deixe de desculpas. Meta mãos à obra, assuma as consequências do estado a que isto chegou, faça os inquéritos que tiver de fazer. Mas trate de resolver de uma vez por todas os graves problemas que se verificam no centro de saúde da Graciosa”, concluiu João Bruto da Costa.