PSD/Açores entrega propostas para o Turismo ao governo regional

O PSD/Açores entregou ao governo regional um conjunto de propostas sobre o “Plano Estratégico e de Marketing” do Turismo dos Açores, visando dar o “contributo” do partido para o “desenvolvimento do setor e da economia açoriana”.

O documento entregue ao executivo surge na sequência de iniciativas idênticas tomadas anteriormente pelos social-democratas açorianos, que apresentaram ao governo regional contributos e propostas relativos, entre outros, à Agenda Açoriana para a criação de emprego e competitividade empresarial, reforma do Serviço Regional de Saúde, futuro do serviço público de rádio e televisão nos Açores” e Programa Operacional 2014-2020.

No documento, o PSD/Açores defende que o “modelo a incentivar nos próximos dez anos” em matéria de alojamento turístico deve ser a aposta em unidades de turismo no espaço rural, alojamento local e estabelecimentos hoteleiros de capacidade inferior a 100 camas.

“O turismo de natureza e de bem-estar, em unidades de hotelaria tradicional e em unidades de turismo no espaço rural, apoiado numa rede de agências e de empresas de animação, deverá constituir a base da nossa oferta, sabendo que as nossas caraterísticas sugerem capacidades de carga específicas e uma promoção consentânea”, refere o documento.

Os social-democratas realçam a importância dos trilhos como um dos recursos turísticos “mais valorizados pelo segmento turístico que o destino Açores pode satisfazer”, considerando que é “indispensável” o levantamento dos caminhos rurais “seguindo os critérios estabelecidos por instituições internacionais de referência” e investir no “reforço da sinalização, manutenção e promoção” destes.

O PSD/Açores propõe também o “relançamento dos museus” do arquipélago, “muitas vezes subestimados e negligenciados”, através de um “trabalho coordenado entre o Turismo e a Cultura” que obedeça às “funções sociológicas e turísticas destes equipamentos”.

No documento entregue ao governo regional, os social-democratas defendem ainda a “criação e valorização de um Conselho Consultivo de Turismo, maioritariamente constituído pelos protagonistas privados do sector turístico dos Açores”.