PSD/Açores suspeita que governo está a esconder listas de espera na Saúde

O PSD/Açores pediu a audição, com urgência, na Comissão dos Assuntos Sociais do parlamento regional, do secretário regional da Saúde para esclarecer a situação das listas de espera cirúrgica na Região bem como o caso da devolução, pelo Hospital de Ponta Delgada aos centros de saúde da ilha de S. Miguel, de milhares de requisições para exames médicos.

Para o deputado social democrata açoriano Luís Maurício trata-se “de uma situação muito grave” que “só encontra explicação numa tentativa do Hospital de Ponta Delgada para
diminuir administrativamente as longas listas de espera que possui para a realização deste tipo de exames”.

O deputado do PSD/Açores lamenta igualmente “que essa devolução não tenha sido comunicada aos utentes, o que representa uma profunda falta de respeito pelos cidadãos”.

Segundo estimativas dos próprios serviços do hospital “terão sido devolvidas milhares de requisições”. Uma situação que “contribuiu para limpar cerca de metade da lista de espera para estes exames na ilha de S. Miguel, mas que não serviu para resolver o problema dos milhares de açorianos que continuam a aguardar acesso a exames de imagiologia, entre outros ”.

O grupo parlamentar do PSD/Açores quer também “saber se esse procedimento foi adotado igualmente pelos hospitais de Angra e da Horta”.

Os deputados sociais democratas querem ainda explicações do secretário regional da Saúde para “as informações totalmente contraditórias que têm vindo a ser apresentadas pelo governo para os números das listas de espera cirúrgica”.

Por exemplo, refere, em Angra do Heroísmo “existem doentes que estão há mais de cinco anos a aguardar por uma cirurgia”. E isto “num hospital que não está a aproveitar todos os seus recursos uma vez que duas das seis salas de cirurgia estão encerradas”.

Segundo Luís Maurício, “na passada quinta feira o secretário da Saúde disse no programa “Grande Plano”, da RTP/Açores que se encontravam em lista de espera cirúrgica cerca de 6800 doentes em Ponta Delgada, cerca de 2000 em Angra do Heroísmo e 500 a 600 no hospital da Horta”.

“No dia seguinte, o mesmo secretário disse à comunicação social que o PSD/Açores não sabia fazer contas e que a lista de espera cirúrgica era de cerca de seis mil doentes a nível regional. Trata-se de um jogo com os números inadmissível uma vez que estamos a falar de muitos milhares de açorianos que sofrem grande problemas na sua vida”, acrescentou.

Luís Maurício lamenta, por isso, “que o governo tenha demonstrado maior preocupação em responder ao presidente do PSD/Açores e à proposta apresentada por Duarte Freitas para combater as listas de espera cirúrgica regionais”.

“Trata-se de uma proposta bem mais completa do que a do governo uma vez que a do PSD/Açores contempla a criação de planos de produção nos hospitais públicos. O governo, como se vê neste caso da devolução das requisições de exames parece mais preocupado em esconder o problema quando devia era trabalhar para o resolver”.